10º Seminário do Marolo abre o segundo dia da festa

37

A décima edição do seminário do Marolo aconteceu no dia 21 de março no auditório da Escola Municipal Luiz de Melo Viana Sobrinho. Na ocasião, foi realizado um painel com o tema “Marolo: uma ideia, vários frutos!” onde foi discutido entre os participantes os benefícios e mudanças ocasionados pela fruta e pela festa, no nosso município.

Estiveram presentes José Tiburcio do Prado Neto, Prefeito Municipal, Ana Lucia Tavares Xavier, representante da Associação Terra do Marolo, Carlos Magno de Mesquita, representante da EMATER de Paraguaçu, Eliane Garcia Rezende, Pró-reitora de Extensão da UNIFAL/MG, Nilson Andrade, Diretor da ACIAL/CDL e Sandro Adauto Palhão, representante do Conselho do Patrimônio Cultural.

Em seguida, Luiz Felipe de Paiva Lourenção palestrou sobre o tema “Araticum do cerrado: séculos de existência, uma década de festa e uma porção de saberes e sabores”. Luiz Felipe é nutricionista mestrando em Ciências da Saúde (DSA) pela UFLA e Conselheiro Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

À tarde, aconteceu um passeio aos campos de marolo do bairro dos Alves e Macuco. Pelo caminho, os visitantes puderam participar de uma atividade patrimonial coordenada por Gilmara Aparecida de Carvalho, historiadora e presidente do Conselho do Patrimônio Cultural e por Carlos Magno de Mesquita, engenheiro agrônomo da EMATER de Paraguaçu.

O passeio foi finalizado com um café acompanhado de várias quitandas de marolo, na propriedade de Francisco Tavares das Chagas Filho, no bairro do Macuco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here