3º Seminário do Patrimônio Cultural de Paraguaçu recebe representantes de 23 cidades da região

178

Em sua terceira edição, o Seminário do Patrimônio Cultural de Paraguaçu teve recorde de público e lotou o auditório da COOMAP, local onde foi sediado.

Como parte integrante da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, o evento abordou o tema: “Culinária e Patrimônio”. Para recepcionar os convidados, uma bela exposição de quadros relacionados ao tema e pintados por artistas de Paraguaçu, foi montada na entrada do evento.

Durante a abertura, houve apresentação de um grupo de Companhia de Reis, composto por um integrante de cada companhia do município. As Companhias de Reis são Patrimônio Imaterial registrado pelo Decreto Municipal nº 102 de 27 de novembro de 2017.

Em seguida, os participantes assistiram a um painel, cujo tema abordado foi “Patrimônio e Culinária – Cultura e Turismo”, apresentado por Roberto Brasileiro Prado. Compondo a mesa para o painel estavam Mabel Andrade de Lima e Silva, Detentora do modo de fazer do licor e dos doces de marolo do município de Paraguaçu/MG, Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL/MG, o Nutricionista Luiz Felipe de Paiva Lourenção, Platinny Dias Paiva, Advogado e Especialista em Gestão Cultural e Propriedade Intelectual, a Gerente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Andradas-MG, Selislei Cássia de Pontes e Ewerthon Veloso Pires, Consultor credenciado do SEBRAE e consultor da UNESCO Brasil no projeto Rede de Cidades Criativas.

Após o intervalo para o almoço, foi vez de Milsane de Paula, Executora do Festival “Como Sabará” ministrar a palestra “Gastronomia: o sonho de consumo do viajante”. Em seguida Aroldo Rosa de Medeiros Junior, atual Secretário Municipal de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, e Esporte e Lazer de Boa Esperança/MG discursou sobre “A importância da gestão administrativa e política no desenvolvimento turístico de um município”, apresentando o município de Boa Esperança como um case de sucesso.

O III Seminário do Patrimônio Cultural foi organizado por Gilmara Aparecida de Carvalho e Sandro Adauto Palhão, com colaboração de Marcilene Souza e Marcos Maciel Dias de Almeida, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Além de Paraguaçu, outras 22 cidades foram representadas no evento. Sendo elas: Alfenas, Andradas, Areado, Belo Horizonte, Boa Esperança, Carvalhópolis, Coqueiral, Guapé, Ilicínea, Machado, Monte Belo, Nepomuceno, Oliveira, Poço Fundo, Sabará, Santana da Vargem, Santana do Jacaré, São Francisco de Paula, São João da Mata, Serrania, Três Pontas e Varginha.

Confira algumas fotos do evento:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here