4º Seminário do Patrimônio Cultural de Paraguaçu – Inscrições abertas!

543

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural comunicam que o 4º Seminário do Patrimônio Cultural de Paraguaçu será realizado em ambiente virtual na data de 06 de agosto de 2020 e terá como tema “Educação para o Patrimônio: Cidades e Turismo”, com carga horária de 08 horas e emissão de certificados. Confira a programação:


Tema
Educação para o Patrimônio, Cidades e Turismo

Data: 06 de agosto de 2020 (quinta-feira)
Duração: 8 horas

Local de Transmissão:
Coomap – Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu

 

Inscrições Aqui!

 

PROGRAMAÇÃO 

8h30min – Abertura: apresentação cultural

9h às 12h – Painel
“Cidades, Patrimônios e Turismo”

Mediação: Roberto Brasileiro Prado
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa e Historiador graduado pelo Claretiano Centro Universitário; Diretor de redação do jornal A Voz da Cidade e Assessor de imprensa da Câmara Legislativa de Paraguaçu; membro da Academia Paraguaçuense de Letras e aluno do programa de Mestrado em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas.

Integrantes:

  • Carlos Magno de Souza Paiva – Mestre e Doutor em Direito, atualmente é Professor Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto. Foi Professor da Universidade Federal de Viçosa e também foi Pesquisador Visitante da Schoolof Law da Trinity College em Dublin e da Rzeszów University of Technology, na Polônia. Atuou como Coordenador de Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Ouro Preto (2014-2017). Coordenador do Núcleo de Pesquisas em Direito do Patrimônio Cultural do Departamento de Direito da UFOP. Autor de artigos e livros na área de Direito Administrativo, Direito Ambiental e Direito do Patrimônio Cultural. Autor do “Direito do Patrimônio Cultural: Autonomia e Efetividade” e do “Manual para quem Vive em Casas Tombadas”.
  • Hugo César Mião – Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho (Concluído em 2015);  Especialização em Gestão Empresarial (Master in Business Administration) pelo Centro Universitário de Franca-SP – UNI-FACEF (concluído em 2011);  Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (concluído em 2008). Título de Cidadão Destaque 2015 do município de Fama –MG, pelo trabalho desenvolvido durante gestão como presidente da Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas;  Prêmio “Brasil Tourist 2014”, concedido pela empresa Premium Brasil aos 30 secretários municipais de turismo mais atuantes no Brasil durante o ano de 2014; Menção de reconhecimento do Governo de Minas Gerais por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo, pela execução e consolidação do Programa Estadual de regionalização do Turismo em 2013; Prêmio “Plante uma Ideia”, concedido pela Revista Ampla aos profissionais que se destacaram no sul de Minas Gerais no ano de 2012 com ideias inovadoras; Eleito em pesquisa de opinião pública o secretário municipal mais atuante da administração de Areado no ano de 2012; Prêmio “Ozires Silva de Empreendedorismo”, concedido pela Fundação Getúlio Vargas e idealizado pela Foccus Eventos aos empreendedores destaques no ano de 2011 no sul de Minas Gerais, pelo trabalho realizado como gerente operacional na Estância Balneária Termópolis.
  • Luciana Menezes de Carvalho – Museóloga, Mestre e Doutora em Museologia e Patrimônio – Unirio/Mast, Secretária Acadêmica do Subcomitê Internacional de Museologia para América Latina e Caribe – ICOFOM LAM e Diretora do Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas-MG.
  • Maria Lúcia Prado Costa – Possui graduação em História – Bacharelado e Licenciatura – pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC-MG (1979) e mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é assessora de projetos específicos da empresa Bios Consultoria Ambiental, em Belo Horizonte.
  • Maria Tereza Fonseca Dias – Advogada, Mestre e Doutora em Direito pela UFMG, Professora Visitante na King’sCollege, Londres – Reino Unido, Professora Associada da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, e do Mestrado da Universidade Fumec em Belo Horizonte

As apresentações terão a duração máxima de 20 minutos.

 

13h30min – Palestra
“Educação patrimonial: construindo roteiros de referências culturais locais”

Palestrante: Átila Bezerra Tolentino
Graduado em Letras – Português pela Universidade de Brasília – UnB (1997), com Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (1999) e em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela UnB (2008). Mestre em Sociologia na Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2016). É da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia, com atuação na Procuradoria Federal na Paraíba – Advocacia Geral da União. Já atuou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura, onde coordenou as atividades da Casa do Patrimônio da Paraíba, programa de educação patrimonial vinculado à Superintendência do Iphan na Paraíba (2009-2018), e assumiu a Coordenação de Gestão Museológica do Departamento de Museus e Centros Culturais (2004-2008). Participa da coordenação da Rede de Educadores em Museus da Paraíba. Tem experiência na área de museologia, patrimônio e gestão pública, atuando principalmente com os seguintes temas: políticas públicas de cultura, museologia, patrimônio cultural e educação patrimonial. Participa de comissões avaliadoras de prêmios e programas de financiamento do Ministério da Cultura e de outras instituições culturais.

14h45min – Apresentação cultural

15h – Palestra
“Atuação do Poder Legislativo na preservação do Patrimônio Cultural”

Palestrante: Mila Batista Leite Corrêa da Costa
Doutora (2018), Mestre (2012) e Bacharel (2009) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG (2005) e Especialização em Direito Público e em Direito do Trabalho (2009). Diretora-Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – Agência RMBH (2019) e Consultora Legislativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG (2015) na área ambiental, além de Advogada especialista em Direito Urbanístico e Administrativo, com ênfase em planejamento urbano, direitos de propriedade imobiliária e patrimônio cultural. Tem experiência em administração pública e gestão governamental. No Governo de Minas Gerais, atuou na Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais como Assessora de Gabinete, Coordenadora do Núcleo de Apoio às Relações com os Poderes do Estado e Órgãos Essenciais à Justiça e Conselheira do Conselho de Política Cultural do Estado – Consec (2011/2014). Professora, pesquisadora, parecerista das Revistas de Direito Público e de Direito da Cidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Organizadora e autora de livros especializados e artigos em diversas publicações técnicas, com destaque para as obras de sua coordenação/autoria: “O Poder Legislativo no Desenho Institucional da Política de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil” (Letramento, 2019); “Estado e Propriedade” (coordenação conjunta) (Fórum, 2015); “Justiça do Século XXI” (coordenação conjunta) (LTr, 2014).

As palestras terão a duração máxima de 60 minutos.

17h – Encerramento

Realização
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Paraguaçu – MG

Apoio Cultural
AME – Agência Mineira de Entretenimento
AMBASP – Associação Municípios Micro Região do Baixo Sapucaí
Conselho Municipal do Turismo
Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu – Coomap
Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas
Prefeitura do Município de Paraguaçu

Organização e Coordenação
Conselheiros do Patrimônio Cultural de Paraguaçu
Gilmara Aparecida de Carvalho
Sandro Adauto Palhão
Marcilene Augusta Souza

Inscrições aqui!

Carga horária: 08 horas
Emissão de certificados


OS CERTIFICADOS SOMENTE SERÃO EMITIDOS PARA OS PARTICIPANTES QUE EFETUAREM SUAS INSCRIÇÕES ON-LINE.

PARTICIPE!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here