5ª JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL: Em Paraguaçu de 17 de agosto a 17 de setembro

“A criatividade do povo brasileiro é nosso maior PATRIMÔNIO.”

(Juca Ferreira)

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG e tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais em torno do objetivo de estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

Ação número 1

Título: “PARAGUAÇU: SUAS ARTES E OFÍCIOS”
Modalidade: Exposição
Data: 17/08 a 28/08/2015
Local: Hall do Teatro Municipal Donato Leite de Andrade
Endereço: Praça Oswaldo Costa, 203 – Centro
Horário: 13h às 18h
Descrição: Exposição com os trabalhos do artista plástico Álvaro de Jesus Bonfim retratando bens imóveis e profissionais em seus locais de trabalho do município.

Ação número 2
Título: “0 MÁGICO DE OZ”
Modalidade: Apresentação Teatral
Data: 23/08/2015 (domingo)
Local: Teatro Municipal Donato Leite de Andrade
Endereço: Praça Oswaldo Costa, 203 – Centro
Horário: 17 horas
Descrição: Apresentação do musical “O Mágico de Oz” com a Cia. Karas & Karetas do Rio de Janeiro – RJ.

Ação número 3
Título: “CIDADES, REGIÕES E PATRIMÔNIOS”
Modalidade: Atividade de Educação Patrimonial
Data: 24/08/2015 (segunda-feira)
Local: Câmara Municipal
Endereço: Rua José Bueno, 20 – Centro
Horário: 19h30min
Descrição: Palestra com o tema da 5ª Jornada Mineira do Patrimônio, ministrada por Luciana Menezes de Carvalho – Doutoranda e Mestre em Museologia e Patrimônio; Diretora do Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG e Secretária Acadêmica do Subcomitê Internacional de Museologia para América Latina e Caribe – ICOFOM LAM.
Apresentação Cultural: Companhia de Reis “Arca da Aliança – Responsável: Luiz Antônio Correia.

Ação número 4
Título: NOSSOS BENS TOMBADOS, PATRIMÔNIOS DE TODOS!
Modalidade: Visita Guiada
Data: 17/09/2015 (quinta-feira)
Local: Prédios Públicos, Praça Oswaldo Costa, e Imóveis particulares tombados
Endereço: Vários
Horário: 09h
Descrição: Visita guiada em ônibus com professores e alunos da rede pública de ensino, com paradas nos imóveis tombados do município e distribuição de Cartilhas do Patrimônio Cultural.

Organização: Gilmara Aparecida de Carvalho e Sandro Adauto Palhão

Colaboração: Eder Alves e Roberto Prado Brasileiro

Realização: Prefeitura do Município de Paraguaçu-MG, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Paraguaçu

Apoio: Associação Terra do Marolo, Acilago e Câmara Municipal de Paraguaçu