5º Seminário do Marolo (5ª Festa do Marolo)

Dando início aos trabalhos da 5ª Festa do Marolo de Paraguaçu, foi realizada na manhã do dia 19 de março no Auditório da E. M. Luiz de Melo Viana Sobrinho a abertura oficial do evento.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o Prefeito Evandro, o Vice Netinho, o Vice Presidente da Câmara Municipal Marlon Tomé, a Gilmara Aparecida de Carvalho Presidente da Associação Terra do Marolo, a Fátima Sant’ana Pró-reitora de extensão da Unifal/ Alfenas, o Gerente Regional da EMATER/Alfenas Raul Maria Cássia e demais autoridades locais.

A primeira palestra do dia “Preservação e plantio de marolo é um bom negócio”, foi ministrada por Carlos Magno de Mesquita Engenheiro Agronomo da EMATER/Paraguaçu. Ele apresentou ao público as espécies de fruteiras do Bioma Cerrado e explicou detalhes sobre o plantio.

Após a palestra de Carlos Magno, foi à vez de Eder José da Costa Sacconi, que é Diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas /Gerais IFSULDEMINAS que ministrou a palestra “Indicação Geográfica como vantagem competitiva”.

Durante a tarde foram realizadas visitas com alunos da E. E. P. Piccinini e visitantes da região, em propriedades rurais que cultivam o marolo. Os visitantes puderam conhecer de perto as plantações, e ainda puderam saborear um delicioso café, com pratos feitos da fruta na propriedade de Francisco Tavares das Chagas, no Bairro do Macuco. Foi uma tarde de muito aprendizado e conhecimento!

Para encerrar as atividades do dia, foi realizada no Auditório da E. M. Luiz de Melo Viana Sobrinho a palestra “Consideração sobre a colheita e formas de comercialização do Marolo”, ministrada por Flávia Della Lucia, que é Professora, Mestre e Doutora em Ciência dos Alimentos da UNIFAL/Alfenas. Voltada para o público de produtores o evento contou com cerca de trinta pessoas.