6ª Festa do Marolo: “Sucesso a cada ano”

Foi realizada em Paraguaçu-MG entre os dias 18 e 22 de março a 6ª Festa do Marolo, com o tema “Plantar hoje, colher amanhã e produzir sempre”. Festa esta que vem conquistando visitantes da região e de vários estados brasileiros, por ser um evento cultural, que envolve desde o Festival de Música até deliciosas receitas de marolo, que atrai um grande público.

Além do Festival de Música e da Feira Gastronômica/Feira de Artesanato, quem passou pela cidade ainda pode conferir várias apresentações culturais de grupos locais e de outras cidades da região, como: Grupo de Seresta “Ilda Fonseca” de  Alfenas-MG, Grupo Bate Lata de Poço Fundo-MG, Banda Municipal Maestro Nicanor Vieira de Areado-MG, Duo Homil Júnior e Leonardo Chalana de Varginha, entre outros.

Também faz parte da Festa do Marolo o convidativo Concurso de Culinária, que a cada ano supera expectativas, com as novidades da culinária com marolo, que é de deixar qualquer pessoa com água na boca.

As Escolas da cidade também deixam sua marca na festa durante os Eventos Educacionais. Com trabalhos educativos dentro de cada escola, o resultado todo ano é espetacular, com uma grande apresentação no Teatro Municipal, que deixa toda plateia encantada com a criatividade e a brilhante participação de cada aluno.

Uma novidade no evento neste ano de 2015 foi a 1ª Caminhada do Marolo, coordenada pela Academia Core Fitness e Bio Hera, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Não poderíamos deixar de falar do Seminário, que este ano contou com a participação da Senhora Maria do Carmo Tavares (Agricultora Familiar do Bairro dos Alves) e do Senhor José Silvério dos Santos (Empresário – entusiasta com o plantio do marolo) que muito contribuíram com seus relatos de sucesso com a cultura do fruto. Durante o Seminário também foram proferidas duas palestras, uma sobre “O marolo no circuito gastronômico da ACILAGO” com o Palestrante Hugo César Mião de Areado; e outra com o Engº Florestal Antônio Henrique Pereira da EMATER/Alfenas sobre “O marolo como alternativa na melhoria de renda da agricultura familiar” que foi voltada para produtores rurais. Durante o Seminário alunos de algumas escolas do município e alguns visitantes de outras cidades ainda puderam participar do passeio “Caminhos do Marolo” com visitas às propriedades rurais no Bairro do Macuco, onde o marolo é cultivado e preservado.

O encerramento do evento foi marcado pelo Show do Grupo Grooviola rock’n’soul da cidade de Alfenas-MG.

A festa foi um sucesso e cerca de 5 mil pessoas passaram pela cidade em busca do marolo durantes esses dias.

Resultado Final do 6º Festival de Música “Marolo de Ouro”

1º LUGAR: ZÓIO D’ÁGUA – RAIMUNDO ANDRADE (VARGINHA/MG)
2º LUGAR: FEITIÇO – KICO ZAMARIAN (MOCOCA/SP)
3º LUGAR: SOBRE O MESMO CHÃO – LOIDS SANTOS (ALTA FLORESTA/MT)