As inscrições para o 11º Seminário do Marolo já estão abertas!

O 11º Seminário do Marolo é parte integrante da 11ª Festa do Marolo 2020. A carga horária é de 8 horas e os participantes receberão certificado de participação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando no botão abaixo.

Programação do Seminário

Data: 12 de março de 2020 (quinta-feira)
Local: Auditório da Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu – COOMAP
Endereço: Avenida Orlando Alves Pereira, 191 – Distrito Industrial – Paraguaçu/MG.
Apoio: Universidade Federal de Alfenas UNIFAL/MG e Associação Terra do Marolo
Coordenação: Escritório Local da EMATER/MG e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

8h – Credenciamento dos participantes e “Café com sabor de Marolo”

9h – Abertura: apresentação cultural e homenagem especial.

9h30min às 11h – Painel: “Marolo: nosso patrimônio e a preservação dos frutos do cerrado”
Mediação: Luciana Menezes de Carvalho – Museóloga, Mestre e Doutora em Museologia e Patrimônio – Unirio/Mast, Secretária Acadêmica do Subcomitê Internacional de Museologia para América Latina e Caribe – ICOFOM LAM e Diretora do Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas

Integrantes:

• Antônio Henrique Pereira – Engenheiro Florestal e Coordenador Técnico da EMATER – MG Regional de Alfenas/MG.
  • Marcelo Lacerda Rezende – Engenheiro Agrônomo e Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz – Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Department of Agricultural Economics da Texas A&M University – EUA. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas e membro permanente do Programa de Mestrado em Economia.
  • Marcelo Polo – Biólogo, Mestre e Doutor em Biologia Vegetal pela UNICAMP, professor aposentado da UNIFAL/MG, desenvolveu pesquisas relacionadas com a conservação ambiental e ecofisiologia vegetal, orientou 11 dissertações de mestrado e coorientou cerca de 10 dissertações e teses. Membro da Sociedade Brasileira de Botânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal. Publicou 30 artigos em revistas científicas e participou de mais de uma centena de eventos científicos.
  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai– Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG; Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense –UFF; Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo –USP; Líder do Grupo de Pesquisa – História do Brasil: memória, cultura e patrimônio, na Universidade Federal de Alfenas; Coordenadora institucional do PIBID/UNIFAL desde 2015. Faz parte da comissão editorial e da produção executiva das revistas “Oralidades” e “Cultura Histórica e Patrimônio”; autora de artigos e livros ligados à História Oral, Ditadura Militar, História Pública, Gênero e Patrimônio.
  • Roberto Brasileiro Prado– Jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa e Historiador graduado pelo Claretiano Centro Universitário; Diretor de redação do jornal A Voz da Cidade e Assessor de imprensa da Câmara Legislativa de Paraguaçu; membro da Academia Paraguaçuense de Letras e aluno do programa de Mestrado em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas.
  • Tales de Castilho Lemos – Graduado em Ciência e Economia pela UNIFAL – Campus Varginha/MG, graduando MBA em Gestão Estratégica e Finanças pelo UNIS/MG, Analista Financeiro na Dapper Confecções, Presidente da Associação Terra do Marolo e membro do Conselho Municipal do Turismo.

13h – “Caminhos do Cerrado e do Marolo” – Bairros Alves e Macuco

14h – Educação para o patrimônio / Palestra: Marolo: patrimônio ambiental e cultural de Paraguaçu

Palestrantes: Gilmara Aparecida de Carvalho – Historiadora e membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Paraguaçu.

Sandro Adauto Palhão – Professor e membro do Conselho Municipal do Turismo e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Paraguaçu.

Carlos Magno de Mesquita – Engenheiro Agrônomo – Escritório Local da EMATER-MG – Paraguaçu/MG.

15h30min – “Café com sabor de Marolo”

Local: Sítio Central – Bairro do Macuco, propriedade de Francisco Tavares das Chagas Filho.

17h – Encerramento