Combate à dengue ganha reforço de UBV pesado para Pulverização

76

A partir de amanhã, a equipe da Vigilância Epidemiológica começa aplicação do Ultra Volume Baixo (UBV) acoplado em veículo, pulverizando bairros que tem registrado maior número de casos notificados de dengue.

Esse trabalho, também conhecido como fumacê, eliminará os mosquitos Aedes aegypti na fase adulta. As aplicações acontecerão sempre em dois horários: das 04h30min às 09h00min e das 17h00min às 21h00min. O primeiro bairro a receber a pulverização é a Vila Sinara.  Os outros bairros serão divulgados na véspera.

É importante estar atento aos dias em que a ação irá acontecer em seu bairro. Recomenda-se que as janelas e portas sejam abertas para receber o produto e que continuem assim por duas horas após a dedetização.

Animais domésticos, principalmente pássaros, devem ser protegidos contra o produto dentro de casa por um período de duas horas. Bebedouros dos animais e aves devem ser colocados de boca para baixo e serem lavados antes de voltá-los para o lugar. Roupas devem ser retiradas do varal.

Orienta-se que produtos de horta sejam consumidos somente no dia seguinte à ação. Pessoas com problemas alérgicos, respiratórios, em situação de saúde precária, crianças, idosos e gestantes também devem ser protegidos do produto.

Os agentes que fazem a pulverização manualmente – com o equipamento acoplado às costas – também têm estado em campo diariamente. O trabalho desta equipe consiste em pulverizar residências onde foram registrados casos confirmados de doença provocada pelo Aedes aegypti e casas vizinhas, num raio de até 300 metros.

 

Fonte: Vigilância Epidemiológica.
Dengue – instruções para Pessoal de Combate ao Vetor.
MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS. MS FUNASA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here