COMPAC anuncia novos Patrimônios Protegidos

No dia 26 de novembro de 2019, no auditório da Câmara Legislativa Municipal, foi realizada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Paraguaçu a cerimônia que oficializou os seguintes tombamentos a nível municipal: edificação do “Paraguassú Hotel”, localizado na Praça Oswaldo Costa, 211/217 – Centro; “Árvore da Rodoviária” – localizada na Praça Pedro Leite, ao lado do Mercado Municipal e do Terminal Rodoviário; e “Ipê Amarelo da Avenida Dom Bosco”, localizado na Avenida Dom Bosco, no canteiro central em frente à Escola Estadual Padre Piccinini.

Além do levantamento histórico de ambas as árvores, foram feitas análises foliar e de solo, mediante parceria com a COOMAP – Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu, através de um convênio com o Laboratório da Fundação Pró-Café de Varginha/MG. Também foram depositadas no Herbário da Unifal-MG – Universidade Federal de Alfenas, amostras das árvores, tendo o acompanhamento do Professor Breno Régis Santos.

No dia 27 de novembro, o Prefeito José Tiburcio do Prado Neto homologou os tombamentos – “Hotel Paraguassú”, por meio do Decreto Municipal n° 099; “Árvore da Rodoviária”, por meio do Decreto Municipal n° 100 e “Ipê Amarelo da Avenida Dom Bosco”, por meio do Decreto Municipal n° 101.