COMPAC desenvolve ações com a comunidade em prol do Patrimônio

O Conselho do Patrimônio Cultural de Paraguaçu tem realizado ações de educação para o patrimônio envolvendo a comunidade, com o intuito de informar sobre a importância da preservação e da valorização dos bens culturais.

No dia 26 de outubro, aconteceu na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, uma apresentação do Grupo Folclórico Natalino “As Pastorinhas”, bem imaterial registrado pelo Decreto Municipal nº 093 de 27 de novembro de 2018.

Na ocasião, o histórico do grupo foi exibido ao público e ficou exposto o quanto a participação da população é importante para que a tradição não se perca. Às crianças e adolescentes presentes, ficou o convite para participarem do grupo e assim, contribuir para que essa herança cultural seja preservada.

Outra ação do COMPAC aconteceu no dia 30 de outubro com os alunos do 5º ano I da Escola Municipal Luiz de Melo Viana Sobrinho. Com base na proposta de desenvolver materiais divulgando o Patrimônio, os alunos criaram cartazes, panfletos, cartão postal e marca-páginas, apresentando de maneira criativa as belezas do município.

Ao final das apresentações, os alunos ganharam um lanche com sabores de marolo, oferecido pelo COMPAC.

É valido ressaltar que essas ações de educação para o patrimônio envolvendo a comunidade, contribuem para a pontuação do município no programa de ICMS do Patrimônio Cultural disponibilizado pelo estado. Toda essa dedicação tem gerado ótimos frutos ao município.