Homologada a Revalidação do Registro do Bem Imaterial “Modo de Fazer do Licor e Doces de Marolo”

No dia 24 de novembro de 2020, o Prefeito Municipal José Tiburcio do Prado Neto homologou a Revalidação do Registro do Bem Imaterial “Modo de Fazer do Licor e Doces de Marolo”, por meio do Decreto Municipal n° 132/2020.

O Licor de Marolo é uma bebida artesanal produzida há mais de um século no município de Paraguaçu e, é tido como um dos souvenirs mais procurados por viajantes que passam por estas paragens. Por esse motivo, é também um dos responsáveis pela divulgação da prosperidade da colheita desse fruto obtida pela cidade. Trata-se de um produto, desde sua origem, pensado para fins comerciais e inserido em uma longa tradição familiar de comerciantes e produtores de elementos típicos paraguaçuenses, representada pela figura da Sra. Mabel Andrade Lima e Silva.

O Doce de Marolo é elemento típico da produção artesanal de Paraguaçu. Famoso por seu sabor característico, o doce contribui ainda para a associação da cidade ao fruto, fortalecendo-o na condição de símbolo regional. Esta iguaria é produzida artesanalmente através de receita transmitida de geração em geração dentre as famílias paraguaçuenses.