III Seminário do Patrimônio Cultural – Inscrições

476

O III Seminário do Patrimônio Cultural de Paraguaçu, já tem data marcada!

Acontecerá no dia 16 de agosto (sexta-feira) das 8h às 17h, no auditório da Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu – COOMAP, localizado à Avenida Orlando Alves Pereira, 191 – Distrito Industrial – Paraguaçu-MG.

Nessa edição o Seminário aborda o tema: Patrimônio e Culinária – Cultura e Turismo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link abaixo:

http://transparenciamg.com.br/paraguacu/inscricaoseminariocultural.asp

Ao final do curso, os participantes receberão certificado de participação.

Mais informações, pelo telefone (35)3267-1021 ou e-mail: imprensa@paraguacu.mg.gov.br

 

Confira a Programação do evento

8h– Credenciamento – “Café e os sabores do Patrimônio”

9h – Abertura: Apresentação de Integrantes das Companhias de Reis da Associação das Folias de Reis de Paraguaçu / MG – Bem Imaterial Registrado pelo Decreto Municipal nº 102 de 27 de novembro de 2017.

Coordenador: Ludielisson Messias Silvério

9h30min às 11h30min – Painel: “Patrimônio e Culinária – Cultura e Turismo”

Mediador: Roberto Brasileiro Prado – Jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa e Historiador graduado pelo Claretiano Centro Universitário; Diretor de redação do jornal A Voz da Cidade e Assessor de imprensa da Câmara Legislativa de Paraguaçu; membro da Academia Paraguaçuense de Letras e aluno do programa de Mestrado em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas.

Integrantes:

  • Luiz Felipe de Paiva Lourenção – Nutricionista – CRN9 1832/P; Mestre em Ciências da Saúde (DSA) – Universidade Federal de Lavras – UFLA; Conselheiro Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA / MG e agente Nutricionista do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – CECANE IFSULDEMINAS.
  • Mabel Andrade de Lima e Silva – Detentora do modo de fazer do licor e dos doces de marolo do município de Paraguaçu / MG – Patrimônios Imateriais registrados pelo Decreto Municipal nº 94 de 11 de dezembro de 2009.
  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas -UNIFAL/MG; Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense –UFF; Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo –USP; Líder do Grupo de Pesquisa – História do Brasil: memória, cultura e patrimônio, na Universidade Federal de Alfenas; Coordenadora institucional do PIBID/UNIFAL desde 2015. Faz parte da comissão editorial e da produção executiva das revistas “Oralidades” e “Cultura Histórica e Patrimônio”; autora de artigos e livros ligados à História Oral, Ditadura Militar, História Pública, Gênero e Patrimônio.
  • Platinny Dias Paiva – Advogado, Especialista em Gestão Cultural e Propriedade Intelectual e Diretor Executivo da AME Cultura – Machado / MG.
  • Ewerthon Veloso Pires – Mestre em Turismo e Meio Ambiente pelo Centro Universitário UNA; MBA em Administração Estratégica pelo Centro Universitário Estácio de Sá; Especialista em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela PUC/MG e Bacharel em Turismo pela PUC/MG. Consultor credenciado do Sebrae, nas áreas de turismo, economia criativa, desenvolvimento territorial, liderança e educação empreendedora e consultor da UNESCO Brasil no projeto Rede de Cidades Criativas.
  • Selislei Cássia de Pontes – Gerente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Andradas-MG; Pedagoga e especialista em gestão educacional e filosofia; Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Andradas.

13h30min – Palestra: “Gastronomia: o sonho de consumo do viajante”

Palestrante: Milsane de Paula – Graduada em Comunicação, Publicidade e Propaganda pela PUC/MG. Experiente na área de turismo com ênfase em Gastronomia; Executora do Projeto Jabuticaba Gourmet e do Festival “Como Sabará”; Chef do Restaurante Sebastião Gourmet em Sabará – MG; produz e apresenta a primeira temporada do Programa Caminho de Mesa – Gastronomia e Turismo, onde conta suas experiências com os ingredientes do Circuito do Ouro, que irá ao ar em outubro na Rede Minas.

14h45min – “Café e os sabores do Patrimônio”

15h15min – Palestra: A importância da gestão administrativa e política no desenvolvimento turístico de um município

Palestrante: Aroldo Rosa de Medeiros Junior – Técnico em segurança do trabalho, Técnico em informática e Graduado em Educação Física. Atual Secretário Municipal de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, e Esporte e Lazer de Boa Esperança/MG

17h – Encerramento

Exposição de telas – “A Culinária na Arte”

Artistas plásticas de Paraguaçu

 

Realização

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Conselho do Patrimônio Cultural de Paraguaçu

 

Apoio

Prefeitura do Município de Paraguaçu

ACILAGO – Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas

AME – Agência Mineira de Entretenimento

Associação Terra do Marolo

Conselho Municipal do Turismo de Paraguaçu

Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu – COOMAP

Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas

Prefeitura do Município de Boa Esperança

 

Coordenação

Gilmara Aparecida de Carvalho

Sandro Adauto Palhão

 

Organização

Conselheiros do Patrimônio Cultural de Paraguaçu

Gilmara Aparecida de Carvalho

Marcilene Augusta Souza

Marcos Maciel Dias de Almeida

Sandro Adauto Palhão

Carga horária: 08 horas

Emissão de certificado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here