Nasce a primeira bezerra do Programa Mais Genética

Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, o programa Mais Genética está a quase um ano, beneficiando produtores rurais no município de Paraguaçu.

Até agora, já foram realizadas mais de 650 inseminações e os resultados tem sido bastante proveitosos.

O objetivo do projeto é o melhoramento genético do rebanho e consequentemente, o aumento da produção leiteira e a melhoria da vida no campo.

Para participar, o produtor deverá procurar a Secretaria de Agricultura e se cadastrar. A partir daí, será encaminhado à propriedade, o inseminador do projeto, que fará o serviço sem custo algum.

Se o produtor, já dispõe da tecnologia de inseminação em sua propriedade, poderão ser doados até 30 doses por ano, em quantidades controladas, de acordo com a prestação de contas.

Segundo o Secretário de Agricultura Jadir Aparecido de Carvalho, “todo material genético dos touros do programa, são adquiridos a partir de teste de pró-gene positivo para características leiteiras e facilidade de parto, ou seja, a melhoria do rebanho é garantida”.

Os animais nascidos da inseminação possuem boas características reprodutivas, maior aptidão à produção leiteira e maior valor comercial.

Em Paraguaçu, a primeira bezerra do projeto Mais Genética, nasceu no final de junho, na propriedade do Sr. Vagner Ferreira de Freitas, onde já foram inseminadas sete vacas.

Segundo o produtor o projeto foi uma ótima iniciativa, pois facilita o acesso à essa nova tecnologia, sem nenhum custo e de forma prática.