O Filme “Nossa Senhora do Carmo e o Escapulário” prossegue em turnê por cidades sul-mineiras

A  Virgem do Monte Carmelo ou mais conhecida como Nossa Senhora do Carmo teve sua história contada em um filme de longa metragem realizado em 2011 pelo ator e cineasta varginhense Marcelo Nascimento. Com um roteiro romanceado, a obra traz fidelidade a tradição da devoção Carmelita. O filme realizado em HD com 75 min, traz cenas de como surgiu em 1251, a primeira aparição de Nossa Senhora do Carmo a São Simão Stock, na Inglaterra, bem como a surgimento da Ordem Carmelita no Monte Carmelo em Israel centenas de anos antes. A história que se passa nos tempos atuais fala de Francisco, um homem de 35 anos, dono de um antiquário, que sofre de depressão.

Ele perdeu a fé após a morte de sua mãe e sua irmã num acidente de carro. No passado quando criança fora coroinha e devoto da Virgem Maria.  Certo dia, ele adquiri uma imagem barroca de Nossa Senhora do Carmo, roubada e vendida por um jovem viciado em drogas. Após isso, muita coisa começa a acontecer na sua vida. Estará ele louco ou a Virgem do Carmo que deseja salva-lo através da devoção de seu Escapulário?  Este é o pano de fundo do filme de Marcelo Nascimento  que  já emocionou milhares de pessoas por onde foi exibido. A história se passa em Campanha, Sul de Minas, um lugar que traz o espírito perfeito da religiosidade mineira e devoção à  Virgem Maria.

No personagem de Nossa Senhora do Carmo está à renomada atriz Ingra Liberato que já protagonizou a importante novela, Ana Raio e Zé Trovão, que foi exibida no SBT e antiga Rede Manchete, e atuou em outras obras conhecidas como Pantanal, O Clone, etc. Como Dr. Gustavo, atua o famoso ator David Cardoso Junior, atualmente na Praça é Nossa do SBT. Vic Militello atriz consagrada da TV e do teatro brasileiro interpreta a doméstica Geralda, que dá uma graça toda especial no filme. Felipe Abraão interpreta o personagem Guilherme viciado em drogas. No papel principal do filme atua Marcelo Nascimento, ator e também produtor do filme. Ele vive Francisco. Outras personalidades da cultura mineira e atores de teatros também fazem parte do longa metragem.

O cineasta Marcelo está feliz com a repercussão que o filme vem recebendo nestes dois anos que tem percorrido as cidades mineiras. “O meu desejo é que a obra possa tocar nas pessoas, isto tem acontecido, pois elas têm saído das exibições do filme com muita emoção. Algumas com lágrimas nos olhos. O propósito é que o filme continue a ser exibido para toda família, principalmente adolescentes e jovens e é para isto que estamos dando continuidade a turnê do filme”, tem destacado o cineasta em reportagem para a imprensa.

Entre as cidades que já receberam o filme estão: Campanha (onde ocorreu a estréia do filme), Carmópolis de Minas, Carmo da Mata, Carmo da Cachoeira, Carmo de Minas, Borda da Mata, Munhoz, Bueno Brandão, Consolação, Tocos do Moji, Varginha e outras. No dia 14 de julho o filme será exibido na cidade de Ilicínea, encerrando a Semana Missionária às 17h30min na Matriz de Nossa Senhora Aparecida. E na terça-feira, dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, o filme será exibido às 15h30min no Teatro Municipal em Paraguaçu, e às 20h na Matriz de Nossa Senhora do Carmo em Carmo do Rio Claro, estas duas cidades tem como padroeira a Virgem do Monte Carmelo.

“Sinto-me feliz em ter realizado um filme que fala do amor a minha Mãe Mariana Cândida do Nascimento, que faleceu em 2011, pois esta obra nasceu de uma homenagem a ela; e também de superação que o ser humano tem que ter diante da perda de um ente querido. Mas principalmente por poder homenagear a Virgem Maria pelo titulo de Nossa Senhora do Carmo, na qual eu tenho muita devoção”, enfatiza o cineasta Marcelo Nascimento.