Paraguaçu marca presença na 3ª Conferência Estadual de Cultura

Aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de setembro em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais a 3ª Conferência Estadual de Cultura que reuniu mais de 500 participantes, sendo 369 delegados, que foram eleitos nas conferências municipais e intermunicipais de cultura. Dos 853 municípios de Minas, 376 realizaram suas conferências.

Paraguaçu foi representado por Sandro Adauto Palhão, delegado eleito representante do poder público e por Gilmara Aparecida de Carvalho, delegada representante da sociedade civil.

Os objetivos da Conferência Estadual de Cultura foram estimular a adesão do Estado e Municípios ao Sistema Nacional de Cultura, assim como a implantação/consolidação do Sistema Estadual de Cultura, além da elaboração de políticas culturais a partir das dimensões: simbólica, cidadã e econômica da cultura; e também o planejamento de políticas, projetos e ações estaduais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil; diagnosticar a situação do Sistema Estadual de Cultura; elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no estado; e; eleger os delegados estaduais para a Conferência Nacional de Cultura.

A delegação mineira que será enviada para a III Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, no período de 26 a 29 de Novembro, será composta de 37 delegados, sendo 25 da sociedade civil e 12 do poder público.

O documento final com as propostas do Estado, consolidado a partir da síntese das sete mil propostas encaminhadas pelo interior e das discussões dos grupos de trabalho da 3ª Conferência, reúne 64 propostas, das quais 32 de âmbito nacional e 32 de âmbito estadual. As propostas destacam a ampliação para os mecanismos de fomento, atenção à cultura popular e a diversidade cultural, e reavaliação dos marcos legais.